CURRICULO EM INGLES

Dicas essenciais para elaborar um bom curriculo em inglês

Antes de tudo, a especialista aponta regras básicas que valem para qualquer currículo, independentemente do idioma: em hipótese alguma inserir informações falsas, não ultrapassar duas folhas e utilizar fontes comuns, como Times New Roman, Tahoma, Verdana ou Arial, tamanho mínimo 10. Para ela, o candidato deve ainda ter em mente a seguinte “regra de ouro”: o curriculo em ingles ou qualquer idioma é como uma propaganda de TV. Seu efeito dura em média 30 segundos e tem o objetivo de atrair o consumidor final para comprar o produto. Por isso, é importante que ele seja sucinto e ao mesmo tempo atraente. 
curriculo em ingles 1. Objective/Objetivo

Headhunters e recrutadores gostam de candidatos que saibam o que estão buscando. O candidato deve evitar genéricos como Finance e Engineering, ou frases feitas que não agregam muito valor. É importante ser direto e objetivo, colocando a posição a qual está se candidatando. Ex: Marketing Director (Diretor de Marketing), Production Engineer (Engenheiro de Produção),  Finance Manager  (Gerente Financeiro). 

2. Personal information / Dados pessoais 

O candidato deverá incluir apenas as informações básicas:
•    Nome completo / Full name; (Colocar em tamanho um pouco maior que as outras informações para destacar seu nome)
•    Endereço / address; (Não é necessário traduzir o endereço)
•    Telefone / phone;
•    Celular / mobile;
•    E-mail.

3. Qualifications Summary / Resumo das qualificações ou Areas of Expertise / Áreas de Expertise


O candidato deve utilizar no máximo seis tópicos para expôr suas principais qualificações. Coloque-se no lugar do recrutador e pense em quais habilidades ele pode considerar fundamentais no candidato ideal.

4. Professional background / Histórico profissional


O mais indicado é colocar em ordem cronológica decrescente. O candidato deve inserir o nome da empresa, período de contratação e cargo. Para cada cargo exposto, tentar citar conquistas e realizações. 

5.  Academic Background / Formação Acadêmica

Mais uma vez, o candidato deve ser sucinto, mencionando apenas instituição, graduação obtida e ano de conclusão, além de adotar abreviações. As mais usadas são:
•    Phd – Doutorado
•    Msc – Mestrado
•    B.A. – Graduado (bacharel) ou B.S.

6.  Languages and Computer Skills / Idiomas e computação


Apenas o idioma e nível são necessários. 

Fluent, Advanced, intermediate e basic são os termos utilizados para expor o quanto o candidato domina a língua. Para conhecimentos em informática, não é preciso detalhar o pacote Office; apenas Proficient user of MS Office já basta. 

7.  Extracurricular courses / Cursos extracurriculares

O candidato deve inserir apenas os cursos relacionados à vaga em questão e não ultrapassar cinco tópicos. 

•    Abreviações dos meses (em ordem): Jan, Feb, Mar, Apr, May, Jun, Jul, Aug, Sep, Oct, Nov e Dec.

8.  Other / Outros


Informações relevantes e que não se encaixam nos tópicos anteriores devem ser incluídas neste campo. 

Exemplos:
•    Certification and Licences/Certificados e Títulos – Inserir apenas se for relevante à vaga;
•    International trips/Viagens ao exterior: Inserir se for algo relevante, como estudo ou trabalho no exterior;
•    Volunteer work/Trabalho voluntário: Inserir principalmente em casos de pouca experiência profissional
•    Expected Salary/Pretensão salarial: Inserir apenas se solicitado
•    Awards/Prêmios: Inserir apenas se for relevante à vaga.

Fonte: http://br.finance.yahoo.com/noticias/dicas-essenciais-para-elaborar-um-bom-curr%C3%ADculo-em-ingl%C3%AAs-20120404.html

Saiba como elaborar um bom currículo em inglês

Oportunidades no mercado de trabalho internacional pedem um currículo mais conciso, porém contextualizado; confira o modelo

Curriculum em ingles (prefiro Currículo) se diz Resume , também se escreve résumé.

São Paulo -- Surgiu uma oportunidade de emprego em uma empresa estrangeira e, para se candidatar, você precisa enviar um currículo em inglês. A sua primeira reação é adaptar seu currículo em português com o auxílio de uma ferramenta de tradução da internet? Cartão vermelho.

"Fazer um currículo do inglês não é um trabalho de tradução", afirma Carol Olival Trovó, diretora pedagógica do Wall Street Institute. "A orientação de currículo é diferente".

Além de mais objetivo e curto, o currículo feito sob medida para empresas estrangeiras deve ser mais focado nos resultados. Por outro lado, para que o recrutador entenda seu perfil profissional, é preciso também contextualizar algumas informações - como incluir uma breve descrição da importância das companhias nacionais em que você trabalhou.

Confira o modelo de currículo em inglês e os sete passos para elaborá-lo: 

1.    Informações Pessoais
Seja em inglês, em português ou em outro idioma, currículo bom precisa ter informações objetivas. Então, nada de rodeios na hora de elaborá-lo.

Essa lógica já deve estar presente no campo de informações pessoais. Por isso, não é necessário incluir número de documentos, endereço ou mesmo uma foto do candidato. Segundo Carol,  basta informar  o nome completo, telefone e e-mail para contato.

2.    Objetivo
Nesse ponto, não vale ser pós-moderno e plural. Defina claramente a posição para a qual você está se candidatando. Não ultrapasse uma linha.

3.    Resumo
Em quatro linhas, apresente-se para o recrutador. Aponte suas principais realizações e habilidades coerentes com a oportunidade em questão.

4.    Competências
Para os candidatos mais seguros, a dica é listar suas principais características no campo Core Competencies.

Escreva no máximo seis aspectos do seu perfil profissional que sejam relevantes para o processo seletivo em questão. Mas lembre-se: não basta jogar adjetivos vazios nesse espaço. Você precisa ter dados e fatos suficientes para justificá-los na hora da entrevista.

http://exame.abril.com.br/carreira/guia-do-curriculo/noticias/saiba-como-elaborar-bom-curriculo-ingles-574211

Principais Termos Usados em um Currículo em Inglês

Personal Details – Essa é a primeira parte de seu currículo em inglês, é equivalente as Informações Pessoais nos currículos em português. Nesta parte você colocará suas principais informações pessoais.

Dica importante: É recomendável que não coloque informações sobre seu estado civil, sexo, idade, se tem filhos ou não. Como o currículo é a primeira visão que a empersa terá sobre você, não é por que você tem filhos ou é casado (a) que isso decidirá se você ficará com a vaga ou não.

 

Qualifications / Education ou Educational Background – aqui ficará sua Formação Acadêmica, os cursos que fez e que agrege valor ao seu currículo em inglês.

 

Professional Experience – Essa parte você reservará para as suas Experiências Profissionais. Locais onde trabalhou ou teve uma participação importante, principalmente se teve ótimos resultados.

 

Positions Held – Outra forma de dizer/escrever Experiências Profissionais em inglês.

Dica importante: Li alguns currículos em inglês e notei que a maioria deles usam mais as palavras “professional experience” do que “position held”. Você pode usar isto a seu favor colocando esta frase em seu CV em inglês, assim você iria se diferenciar de seus concorrentes. :)

 

Key Skills – No último artigo sobre os termos usados em currículos em inglês, falei que quando queremos falar de nossas habilidades liquísticas (quais idiomas dominamos) usamos a frase language skills. Em inglês podemos usar também a frase key skills para dizer quais idiomas você é fluente.

Dica importante: Essa é outra frase que você pode colocar em seu CV em inglês e se diferenciar dos outros.

 

Mais algumas expressões usadas em currículos em inglês

Volunteer Work – Esse é o trabalho voluntário, muito importante que coloque eu seu CV se assim o tenha feito.

 

Extracurricular Course – Esse é o curso extracurricular, vale a pena colocar em seu currículo.

 

Steve landed new costumers for this company. – Steve trouxe novos clientes para esta empresa/companhia.

 

Major accomplishments – Grandes realizações que tenha conquistado em empregos anteriores.

 

Exemplos que você pode usar em seu currículo em inglês

 

“I am an executive with solid professional experience in companies of Electricity Services, such as Celpe and Chesf.”

“Sou um excutivo com uma sólida experiência profissional em companhias do Setor Elétrico tais como Celpe e Chesf.”

 

“Responsible for modeling Web systems and its relations with other projects, developing components of the application using UML stereotypes and object oriented programming. Also responsible for developing the base architecture.”

“Sou responsável por modelar sistemas para a web e suas relações com outros projetos, desenvolvo componentes de aplicativos usando UML. Também sou responsável por desenvolver a arquetura base.”

 

“Due to a strong leadership in commercial and legal negotiations, I have successfully developed international and financing agreements.”

“Devido a minha forte liderença em negociações legais e comerciais, desenvolvi acordos financeiros e internacionais com bastante sucesso.”

 

“I have degrees in Civil Engineering and Business Administration with MBA at BSP in partnership with University of Toronto. I am Fluent in English and I have good knowledge of Spanish.”

“Sou formado em Engenharia Civil e Administração com MBA em BSP em parceria com a Universidade de Toronto. Sou fluente em inglês e tenho bom conhecimento em espanhol.”

 

 

Adicionar comentário