Libras - Língua de Sinais

A língua de sinais é usada para a comunicação de pessoas surdas ou com problemas de audição. Há inúmeras línguas de sinais diferentes pelo mundo, mas a mais utilizada é a linguagem de sinais americana. No Brasil a língua utilizada é a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais).

Há duas maneiras para a comunicação, a datilologia que é quando se soletra cada palavra usando a LIBRAS. E o sinal, que é utilizado a combinação dos movimentos das mãos com algum tipo de formato.

“É impossível para aqueles que não conhecem a língua de sinais perceberem sua importância para os surdos, sua enorme influência sobre a felicidade moral e social dos que são privados da audição e sua maravilhosa capacidade de levar o pensamento a intelectos que de outra forma ficariam em perpétua escuridão. Enquanto houver dois surdos no mundo e eles se encontrarem, haverá o uso de sinais.” (J. Schuylerhong).

Muitos pensam que existe apenas uma língua gestual no mundo, mas não, em cada país existe a sua própria língua. Por exemplo, em Portugal é a Língua Gestual Portuguesa (LGP), em Moçambique é a Língua Moçambicana de Sinais (LMS), no Brasil é a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), entre outros.

Para ajudar na aprendizagem da Língua de Sinais, confira a imagem com o alfabeto completo e com os números de 0 a 9, além disso, confira o vídeo ensinando a Língua de Sinais, LIBRAS. Com essas dicas ficará mais fácil se comunicar na língua de sinais.

eja o alfabeto da Linguagem Brasileira de Sinais.

Alfabeto dos Sinais

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comentários   

 
#3 Ana Paula 13-12-2013 18:42
o certo é Língua de sinais e não Linguagem de sinais!!!

linguagem é qualquer gesto usado para comunicar algo,é geral e não tem gramática! a Libras tem gramática e não são feitos gestos e sim sinais, sendo então Língua!
Citar