PDF Imprimir

O Melhor Professor do Mundo

professor salman khan

SALMAN KHAN AULAS Embora, como já disse em postagem anterior, eu tenha cancelado a assinatura da revista Veja, em razão do sectarismo polí­tico de sua linha editorial, tomei a iniciativa de ler a matéria de capa da edição desta semana intitulada O MELHOR PROFESSOR DO MUNDO.

Trata-se de artigo sobre um destes gênios do nosso tempo, um americano de origem indiana, chamado Salman Khan, que aos 34 anos de idade é formado em matemática, ciência da computação e engenharia elétrica pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT).

A grande proeza deste professor é que ele resolveu estudar e dar aulas sobre os mais diversos assuntos, da forma menos complicada possí­vel, e publicá-las em forma de ví­deos no Youtube.

Quem é fí£ de carteirinha dele é nada mais nada menos que Bill Gates, gênio fundador da Microsoft, que afirmou ter inveja da forma genial como ele ensina, e resolveu bancá-lo financeiramente, dando-lhe inclusive uma ajuda inicial de 1, 5 milhíµes de dólares.

Mas, o melhor da notí­cia vem agora: 1) as milhares de aulas que ele produz (em inglês), sobre matemática, quí­mica, biologia, história, astronomia, etc. estão disponí­veis gratuitamente no Youtube, através do site: www.khanacademy.org; 2) A Fundação Lemann, do Brasil, fez uma parceria com a Intel e está traduzindo estas aulas para o português, e desde o último sábado (28/01) estão sendo disponibilizadas no endereço: www.fundacaolemann.org.br.

Tive a oportunidade de assistir a algumas destas aulas e, sobretudo para nós que temos filhos em idade escolar, estes sites são um grande achado, além de ser fonte de inspiração para todos nós adultos, especialmente para os professores de todo mundo.

Também encontrei a matéria da Veja, em um blog, porém está incompleta - sem aqueles quadros adicionais que a Veja costuma trazer, e que contém informaçíµes importantes - como, por exemplo, os princí­pios que ele toma como base para facilitar o aprendizado: CLIQUE AQUI. A meu ver, para professores o texto integral é de leitura obrigatória.

Por fim, quero dizer para os professores que ainda não têm muita familiaridade com o ââ?¬Å?bicho computadorââ?¬Â e com a internet, o seguinte: produzir videoaulas e publicá-las gratuitamente no Youtube, por exemplo, é uma tarefa extremamente fácil e barata. Só precisa de 1microcomputador c/ microfone e webcam + 1 software de edição de videoaulas (existem dezenas deles gratuitos ou a preços bem acessí­veis na rede).

Lá vai uma dica: Entrem no www.baixaki.com.br e no campo busca digitem ââ?¬Å?Camtasiaââ?¬Â. Além do Camtasia, que é o software top de linha em matéria de criação e edição de ví­deos, vão aparecer dezenas de outros, a maioria deles gratuitos ou bem acessí­veis.

No próprio Youtube você encontra aulas gratuitas em português sobre como adquirir, instalar e produzir e publicar suas aulas. Basta procurar, por exemplo, ââ?¬Å?como produzir aulas com o Camtasiaââ?¬Â.

Já existem milhares de professores que estão ganhando fama e dinheiro seguindo este caminho: produzindo aulas de qualidade e fazendo seu marketing pessoal, via publicação na Internet. Uma excelente vitrine, sem contar com os benefí­cios sociais desta iniciativa.

Imaginem só se cada professor brasileiro resolver produzir pelo menos algumas aulas e divulgá-las na internet. Imaginem a revolução (do bem) que esta atitude provocaria na educação do nosso paí­s!

Fonte: http://blogdoalexandremarinho.blogspot.com/2012/01/ salman-khan-o-melhor-professor-do-mundo.html

Aritmética

Biologia

Fisica

Quimica

Outros ví­deos de matemática já foram traduzidos por outras instituiçíµes e estão disponí­veis no canal do YouTube da Khan Academy em português

 

Adicionar comentário

Este texto te ajudou em alguma coisa? Quer contribuir com mais informações? Tem algum erro e quer sinalizar? Então escreva no formulário abaixo.

foto do autor

Graduado em Informática com Ênfase em Gestão de Negócios na FATEC/ZL e não em Letras também (que pena!).

Amante da Língua Inglesa e Interessado em entrar na Jerusalém Celestial e ver um mundo com Tradução Automática.


Código de segurança
Atualizar

Comentários   

 
0 #7 ailton 15-05-2012 14:53
gostaria de aprender ingles
Citar
 
 
+4 #6 Graco 16-03-2012 16:38
Iniciativa fantástica! Pode trazer benefí­cios imensos para paí­ses com baixo ní­vel educacional. Basicamente, transforma as aulas tradicionais em comodities (com qualidade de padrão global). A grande sacada está no sistema de monitoramento de desempenho, customização do processo de ensino e reajuste das estratégias em sala de aula. O papel do professor muda de apresentador de aulas para gerente de projeto, coordenando os alunos em sala de aula em busca da melhor eficiência no aprendizado.
Citar
 
Nós temos 56 visitantes online