Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimir

Rastafari, Bob Marley e a Religião

Levei um susto ao saber que Rastafari é uma religião, para mim era só um corte de cabelo diferente. Pesquisei um pouco sobre Bob marley também, pois ele era praticante durante grande parte de sua vida. Me traz certa preocupação porque é uma religião que se diz cristí£.

O rastafarianismo, também conhecido como movimento rastafári ou Rastafar-I (rastafarai) é um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, como a representação terrena de Jah (Deus). Este termo advém de uma forma contraí­da de Jeová encontrada no salmo 68:4 na versão da Bí­blia do Rei James. O termo rastafári tem sua origem em Ras ("prí­ncipe" ou "cabeça") Tafari ("da paz") Makonnen, o nome de Hailê Selassiê antes de sua coroação.
O movimento surgiu na Jamaica entre a classe trabalhadora e camponeses afro-descendentes em meados dos anos 20, iniciado por uma interpretação da profecia bí­blica em parte baseada pelo status de Selassiê como o único monarca africano de um paí­s totalmente independente e seus tí­tulos de Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Leão Conquistador da Tribo de Judah, que foram dados pela Igreja Ortodoxa Etí­ope.

O movimento rastafári se espalhou muito pelo mundo, principalmente por causa da imigração e do interesse gerado pelo ritmo do reggae; mais notavelmente pelo cantor e compositor de reggae jamaicano Bob Marley, que nasceu evangélico e se converteu ao Rastafarianismo na adolescência. No ano 2.000 havia aproximadamente um milhão de seguidores do rastafarianismo pelo mundo,algo difí­cil de ser comprovado devido í  sua escolha de viver longe da civilização. Por volta de 10% dos jamaicanos se identificam com os rastafáris. Muitos rastafáris são vegetarianos, ou comem apenas alguns tipos de carne, vivendo pelas leis alimentares do Leví­tico e do Deuteronômio no Velho Testamento.

Uso de maconha ritual

Os rastafáris adotam 9 principios sendo o 2Ã?º principio: "Coma apenas I-tal", um termo Rasta que significa puro, natural ou limpo. Uma série de leis de dieta e de higiene foram formuladas para acompanhar a doutrina religiosa Rastafari. Um verdadeiro Rasta não poderia ingerir álcool, tabaco, mas usa a Cannabis (maconha ou ganja) de forma ritual.

Dreadlocks

Outro costume comum proibido era o de cortar ou pentear os cabelos. Essa tradição religiosa Rasta também é fundamentada em diretrizes sagradas. O "Dread", de forma abreviada, também serve para que sempre esteja ligado com o corpo, ou seja, cada Dread é ligado espiritualmente com alguma parte do corpo

Medicina

A tradição Rastafari rasta não permite o uso (especifico para a cura de alguma doença)de qualquer tipo de remédio que não seja natural (ervas medicinais, por exemplo). Outro costume rasta, relacionado com a medicina, é a não presença de hospitais, médicos, etc... A origem desses hábitos provem de Génesis 1:29 , pois Jah refere o uso de todo tipo de erva ou planta proveniente da face de toda a terra. Além disso, possuem a crença de que apenas Jah (ou tudo que provém de sua grandeza, naturais) pode curar um enfermo, e nenhum outro ser (médicos e etc) possui essa capacidade.

Talvez por causa deste hábito, o cantor jamaicano Bob Marley tenha morrido. Pois ele tinha a possibilidade de fazer a cirurgia para retirar o melanoma malí­gno (espécie de câncer de pele) do qual sofria, não a fez por acreditar que Jah curaria sua doença. Depois que se converteu ao cristianismo anos antes de morrer, Bob fez a cirurgia para tentar retirar o câncer, mas era tarde demais.

Rastafari segundo a Bí­blia

1) Reencarnação - para os rastas Selassie é a reencarnação de Jesus. Porém, essa mesma Bí­blia diz claramente que não há reencarnação(renascer em outra forma), mas sim ressureição(voltar a vida sob mesma forma), como Jesus Cristo ressucitou várias pessoas e como ele mesmo o fez.

2) Salvador - o Leão da Tribo de Judá - a Bí­blia afirma claramente que Jesus Cristo é o nosso Salvador e o leão da tribo de Judá, e não Haile Selassie I e, o mais incrí­vel disso tudo, é que o próprio Selassie era cristão! Ele mesmo nunca foi um aderente do rastafarianismo, chegando a implorar para a hierarquia da Igreja Ortodoxa da Etiópia que mandasse missionários para a Jamaica para que se opusessem ao movimento.

3) Sí£ consciência - não existe nenhum incentivo ao uso de qualquer tipo de substância que altere a consciência ou produza algum tipo de reação quí­mica no corpo(como a maconha), bem pelo contrário, a Escrituras mostram que devemos estar "limpos" e buscar nossa santidade, sempre nos espelhando em Jesus Cristo.

Adicionar comentário

Este texto te ajudou em alguma coisa? Quer contribuir com mais informações? Tem algum erro e quer sinalizar? Então escreva no formulário abaixo.

foto do autor

Graduado em Informática com Ênfase em Gestão de Negócios na FATEC/ZL e não em Letras também (que pena!).

Amante da Língua Inglesa e Interessado em entrar na Jerusalém Celestial e ver um mundo com Tradução Automática.


Código de segurança
Atualizar

Nós temos 63 visitantes online