Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimir

Hillary perdeu a eleição mesmo recebendo mais votos que Trump

A surpresa foi maior após a constatação de que as pesquisas de opinião erraram. E mais: a apuração mostra que Hillary perdeu a Presidência mesmo recebendo 337.636 votos a mais que Trump.

Essa disparidade ocorre porque a eleição para presidente dos Estados Unidos é indireta.

Quando uma pessoa vai na urna (go to the polls) para votar pelo candidato a presidente, o que eles estão na verdade fazendo é votando por cada um dos representantes de seus respectivos estados. Este processo se repete para cada um dos estados, resultando em um Colégio Eleitoral (Electoral College) de 538 eleitores.

De acordo com o número de habitantes, cada Estado elege um número determinado de membros do Colégio Eleitoral, que representam proporcionalmente a população dos EUA.

Embora tenha recebido mais votos populares que Donald Trump, a democrata só venceu em 20 Estados e na capital federal, o que representa 228 votos correspondentes no Colégio Eleitoral.

Trump, por sua vez, venceu em 29 Estados e somou 290 votos no Colégio Eleitoral: 20 a mais que os 270 necessários para se eleger presidente.
The winner of the presidential election is not actually who wins the most popular votes; it is the candidate who can earn 270 electoral votes from the states.

Os defensores desse sistema indireto afirmam que ele evita que os candidatos ignorem os Estados pequenos e as áreas rurais em detrimento das grandes capitais, além de obrigá-los a buscar apoio em todo o país.

Já os críticos argumentam que na prática os candidatos acabam concentrando suas forças na Flórida e em Ohio, por exemplo, considerados decisivos porque seus eleitores não são fiéis a nenhum dos dois grandes partidos (são parte dos chamados "swing states").

Fonte1: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-37948302 Fonte2: http://www.vox.com/policy-and-politics/2016/11/7/12315574/electoral-college-explained-presidential-elections-2016?0p19G=c

Adicionar comentário

Este texto te ajudou em alguma coisa? Quer contribuir com mais informações? Tem algum erro e quer sinalizar? Então escreva no formulário abaixo.

foto do autor

Graduado em Informática com Ênfase em Gestão de Negócios na FATEC/ZL e não em Letras também (que pena!).

Amante da Língua Inglesa e Interessado em entrar na Jerusalém Celestial e ver um mundo com Tradução Automática.


Código de segurança
Atualizar

Nós temos 56 visitantes online